top of page

Portofino

CL - Portão Portofino.png

Portofino, a jóia da região, se aninha em uma estreita enseada com vista para a costa rochosa e é um dos lugares mais pitorescos, encantadores e românticos da Itália. O clima aprazível, a vegetação exuberante, o charme e intimidade de suas ruas estreitas com seus sofisticados cafés e butiques exclusivas continua a atrair turistas e iates de luxo do mundo todo, ano após ano. 

As origens de Portofino se perdem na mais remota história. Mas segundo Plinio, o velho, naturalista do século I A.D. e autor do tratado “História Natural” que chegou até nós em 37 volumes, Portofino era conhecida em tempos romanos como Portus Delphini, devido ao grande número de golfinhos que frequentavam suas águas.

Durante alguns séculos, o pequeno porto foi de propriedade dos monges da vizinha Abadia de San Fruttuoso, mas passou a fazer parte da República de Gênova a partir de 1229. A partir do século XV, Portofino foi  feudo de famílias genovesas como os Dória, passando, em 1815, a fazer parte do Reino da Sardenha, e em 1861, do Reino da Itália.

Sem desmerecer sua importância estratégica, já que era protegido o suficiente para servir de refúgio seguro para algumas embarcações, Portofino era considerado acanhado para sediar  frotas  poderosas como a genovesa e viveu por séculos como uma pacata aldeia de pescadores, até a sua descoberta por turistas alemães e britânicos nos anos 20.

A partir dos anos 50, Portofino se tornou o favorito de famosos como a Princesa Grace de Monaco, Liz Taylor e Richard Burton, entre outros que buscavam um estilo de vida sofisticado em meio a um extraordinário cenário de belezas naturais. 

Hoje, Portofino é um estudo em contrastes: honra suas tradições, mas recebe com generosidade os visitantes do mundo todo, famosos ou não, que vêm em busca de suas belezas.

bottom of page